Hoje iremos falar sobre um material um tanto quanto peculiar, desconhecido para quem não é do ramo de mudanças, mas muito usado por profissionais da embalagem de mudanças, transportes e todos os sub-grupos do ramo: o papel manilha.
1) O que é papel manilha?
A grosso modo, podemos categorizar o papel manilha como um papel de jornal que ainda não foi impresso. Geralmente apresenta-se em folhas de tamanho A3 ou semelhantes, tem cor acinzentada, uma excelente manuseabilidade e conseguem cumprir muito bem sua função, que é proteger louças e porcelanas.
2) Para que serve o papel manilha?
Além de proteger contra impactos, o papel manilha protege as peças também contra possíveis riscos, visto que usa-se uma folha inteira por peça. Exemplificando: uma folha de manilha para embalar 1 prato, uma folha para 1 xícara, etc.
3) Como usar o papel manilha
Caso a peça seja bem delicada, pode-se usar 2 folhas para envolvê-la na embalagem, e quase sempre o embalador irá montar uma caixa específica para acondicionar todos os itens que serão embalados com papel manilha. Essa caixa, depois de pronta, receberá uma identificação escrito “Frágil”, e será tratada com um cuidado extra pelos carregadores e outros funcionários.
A forma de trabalhar com o papel manilha é muito simples: abre-se uma folha em uma bancada, ou mesa, coloca-se a peça no meio do papel, e basta envolvê-lo por completo, como se fosse um embrulho de presente. Essa peça unica será agrupada com o restante das outras peças e destinada à uma caixa exclusiva, como falamos anteriormente.
4) Onde comprar papel manilha
O papel manilha é vendido em pacotes que se chamam fardos. A ordem de grandeza que se usa para denominar a quantidade sao kilogramas. Ou seja, o fardo é vendido em 20kgs, 40kgs e assim por diante.
Você poderá comprar algumas folhas para aprender, ou apenas para matar sua curiosidade. Seguindo nossas dicas, você só tem a ganhar com certeza!