O que é locador, locatário e fiador?

O que é locador, locatário e fiador

Esses são os três principais participantes de um contrato de aluguel de imóveis. Assim, abaixo você conhece quem é o locador, locatário e fiador. Leia até o final e descubra o papel de cada um nessa negociação.

Quem é o locador

Locador

Para começar, esse é o proprietário do imóvel, ou seja, quem está colocando o bem para alugar. Ele pode ser pessoa física ou jurídica, inclusive poderá ser representado por um advogado, corretor ou outro representante legal. Caso ele seja casado, geralmente, o cônjuge também será considerado locador.

Dessa forma, para que o contrato seja fechado, ele costuma exigir garantias de recebimento por parte de quem irá morar na residência.

Os seus deveres são descritos na Lei do Inquilinato, artigo 22. Vale a pena dar uma lida para entender o que pode ou não ser feito na negociação.

Então, o que é locatário

Locatário

Assim, já ficou fácil identificar que o locatário será a pessoa que vai de fato pagar o aluguel e ter o direito de usar o imóvel. Entre as obrigações dele estão:

  • Pagamento mensal do valor acertado no contrato;

  • Quitação de IPTU;

  • Saldar mensalmente o custo do condomínio, caso tenha;

  • Liquidar as contas do bem, como luz e gás, por exemplo.

Os seus deveres também são regidos pela Lei do Inquilinato, artigo 23. Contratualmente, ele é comumente chamado como inquilino ou arrendatário. Assim como ocorre com o locador, ele também poderá ser pessoa física ou jurídica.

Qual o papel do fiador

Fiador

Por fim, o fiador é aquele que irá fazer o papel de “seguro” para o locatário. Caso este não consiga pagar suas obrigações, o fiador será o responsável por assumi-las e quitá-las. Sendo assim, essa figura poderá ser pessoa física ou jurídica.

Entretanto, para que alguém assuma esse papel, é cobrado por lei que possua um imóvel quitado na mesma cidade onde a negociação está sendo feita. Da mesma forma, é necessário ter uma renda mensal que cubra o valor proposto para o aluguel.

Embora existam outros recursos, como o caução e o seguro fiança, boa parte dos contratos de locação ainda usam a figura do fiador. Porém, você deve se informar sobre o que é mais vantajoso para o seu caso e tentar negociar para usar a modalidade que mais combina com as suas condições.

Pesquisa bastante, tire todas as suas dúvidas e alugue sem surpresas!