Existem diversas modalidades de transporte e uma delas é a mudança em caminhão aberto. Porém, será que ela é permitida? Quais são os cuidados necessários? Confira abaixo detalhes do assunto para que você possa decidir o que é mais adequado para o seu caso.
Pondere os prós e contras da mudança em caminhão aberto
Primeiramente, não existe nenhum empecilho legal para que você faça a sua mudança nesse tipo de transporte. Porém, é preciso que você leve em consideração os riscos de optar por ele, que incluem, principalmente:
-
Rachaduras em móveis e ressecamento de superfícies dos pertences por conta do sol;
-
Danos por conta da chuva, já que mesmo quando protegidos por lona, os objetos estarão mais propensos a se molharem;
-
Perda de objetos, já que sem os devidos cuidados eles podem cair na estrada.
Por conta disso, é fundamental que você verifique com a empresa responsável se eles oferecem seguros inclusos no frete.
Além disso, cobre o uso da lona para fazer mudança em caminhão aberto, pois ela irá, inclusive, proteger os demais usuários da via. Afinal, a responsabilidade por eventuais danos a terceiros pode acabar resvalando em você.
Entretanto, a mudança em caminhão aberto costuma ser mais barata do que em caminhões baús. Sendo esta a sua principal vantagem.
Que outros cuidados ter com a escolha do transporte
Então, você já sabe que pode fazer a mudança em caminhão aberto. Porém, conhece os cuidados que precisa ter na hora de escolher a empresa e optar por esse transporte? Dá uma olhada:
-
São exigidas as mesmas documentações de transportes em veículo fechado, tanto legalmente quanto para a sua proteção como consumidor. Portanto, cheque contrato, legalidade e reputação da empresa;
-
Sempre busque referências, especialmente com pessoas próximas, sites como o Reclame Aqui e nas redes sociais;
-
Prefira optar por essa modalidade de frete para trajetos curtos, pois isso reduzirá os riscos.