Saber como desmontar um guarda-roupa é essencial na hora da mudança. Afinal, apenas com os cuidados certos você poderá montá-lo com facilidade novamente. Além disso, seguindo os 4 passos abaixo, conseguirá garantir que nenhuma peça se perca. Leia até o final!
Passo 1) É hora de esvaziar para desmontar um guarda-roupa
Em primeiro lugar vem sempre o trabalho de retirar todas as roupas e pertences do móvel. Assim, esvazie completamente nichos, prateleiras, cabideiros e gavetas. Inclusive, esse é um excelente momento para separar o que não vai mais usar e doar para quem precisa.
Passo 2) Limpe o móvel
Tão importante quanto esvaziar o móvel para desmontar um guarda-roupa é a limpeza. Use apenas um pano levemente umedecido ou produto próprio para o material do armário nesse processo. Limpe tudo, de cima para baixo.
Dessa forma, na hora da desmontagem, embalo e montagem tudo já estará em ordem. Lembre-se: existe um jeito certo de embalar esse móvel. Siga-o!
Passo 3) Tenha as ferramentas adequadaspara desmontar um guarda-roupa
Antes de tudo, você deve se preocupar em identificar possíveis ferramentas que pode precisar para o processo de desmontagem. Geralmente, são necessárias chaves de fenda ou Philips de diferentes tamanhos, martelo e até parafusadeiras e alicates. Veja no manual do móvel, se possível, e esteja com tudo em mãos previamente.
Passo 4) Organize e identifique as peças
Por fim, comece a desmontar um guarda-roupa sempre de cima para baixo. Assim como, não esqueça que é fundamental guardar pregos, parafusos e peças pequenas em saquinhos ou potes transparentes. Então, você poderá prendê-los com fita na sua respectiva parte do armário ou etiquetar o frasco.
Da mesma forma, lembre-se de identificar cada porta, gaveta e prateleira. Pode ser com números ou letras. Assim, você terá mais facilidade para montar novamente o móvel na casa nova e terá a certeza de que não vai perder nada no caminho.
Dica extra: caso não se sinta à vontade para desmontar um guarda-roupa sozinho você poderá contratar uma empresa ou montador profissional para te auxiliar. Os valores dependerão do serviço e da quantidade e tamanho dos móveis. Vale a pena cotar!