Quanto custa uma mudança por KM?
No tópico de hoje, falaremos sobre um assunto bem abrangente quando tratamos de mudanças feitas de um estado para outro.
Portanto o cliente que contrata a empresa quase sempre se pergunta: “Mas quanto custa minha mudança por km rodado?” – Pois hoje trataremos de justificar e citar os vários pontos que levam à esse delicado cálculo.
Vamos tomar como base a questão do KM rodado no setor de transportes de carga seca. Por definição, o preço do frete é o preço cobrado para executar o serviço de transporte de mercadorias, serviço que engloba as atividades de: coleta, transporte e entrega da carga. No segmento de transportes, deve-se iniciar o cálculo escolhendo o veículo ou uma categoria de veículo.
No entanto levanta-se o tempo de uso deste veículo, em horas ou dias, por mês, a participação das despesas administrativas no faturamento da empresa e o percentual de impostos pagos, além, é claro, da quilometragem rodada na viagem ou serviço.
Portanto com os valores: da diária e do quilômetro, calcula-se a maioria dos preços de transporte.Vamos tomar como base um transporte que tem sua rota definida por São Paulo (capital) – Sorocaba (interior de SP).
Entretanto uma viagem São Paulo – Sorocaba – São Paulo, onde o caminhão médio, cuja capacidade liquida é de 14 toneladas, que roda 220 km, demora 1,5 dias na execução do serviço e gasta com despesas de viagem R$ 180,00.
Mas quanto se deve cobrar?
Enfim para tal equação, teremos:
São Paulo – Sorocaba – São Paulo = (Diária X Tempo Serviço + Quilômetro X Km rodado + Despesas de Viagem) X Markup
(216,90 X 1,5 + 0,9202 X 220 + 180,00) 1,593625
R$ 814,64 por viagem ou R$ 58,19 por tonelada (814,64/14)
Para tal cálculo, foram usadas as seguintes variáveis:
Veículo: média dos Caminhões Médios
Custo fixo mensal = R$ 3.233,53
Custo variável por km = R$ 0,5775
Dias trabalhados por mês = 24 dias
Percentual de participação das despesas administrativas = 10%
Total de impostos incidentes = 12,22%
Margem de lucro = 15%
CÁLCULO DO MARK UP ( É parcela de valor adicionada aos custos com a produção do serviços de frete para cobrir despesas com impostos e taxas, comissão e margem de lucro.)
Markup = 1 / [1- ( Total de impostos incidentes + % participação Desp. Adm. + Margem de Lucro)]
Markup = 1 / [1-(12,22% + 10% + 15%)]
Markup = 1,593621
Portanto quando pensamos no segmento de MUDANÇAS RESIDENCIAIS, COMERCIAIS ou INDUSTRIAIS, ainda devemos incluir diversas variáveis de custo.
Assim como quantidade de ajudantes, material extra para eventualidades, estadia e alimentação da equipe bem como possíveis atrasos na execução do serviço por N fatores que possam acontecer, desde restrições no destino até percalços no trajeto.
Dito isto, tenha em mente que o custo de sua mudança por km rodado é um cálculo delicado onde se deve inputar diversas variáveis.
Um administrador eficiente terá em sua função uma gestão de risco coerente para, no final das contas, minimizar o impacto para o cliente e transformar essa experiencia da mudança interestadual em um evento tranquilo e sem grandes surpresas negativas.
Referências: Guiadotrc