Construir a casa própria é possível, desde que você siga alguns cuidados e se planeje.
Então, abaixo, você confere as 4 principais dicas para seguir nesse momento e acertar na construção do seu sonho.
Boa leitura!
1) Defina a verba disponível para construir a casa própria
Em primeiro lugar, vem o orçamento. Afinal, é preciso ter uma determinada quantia para iniciar a obra.
Dessa forma, para começar a construir a casa própria estabeleça um teto para os gastos, assim como, determine o quanto irá investir inicialmente.
Lembre-se de fazer esse cálculo com sobra, pois imprevistos são comuns durante a execução do serviço.
Da mesma maneira, não se esqueça de manter um orçamento para seus custos pessoais que já existem. Devem-se fazer dois cálculos distintos.
2) Elabore o projeto
Na sequência, pense no projeto, ou seja, no que será feito primeiro e em como será a planta da residência.
Depois, faça orçamentos com diferentes prestadores de serviço para construir a casa própria. Muitas vezes, essas empresas poderão também te ajudar a elaborar e aprimorar a ideia inicial.
Entretanto, sempre pesquise a reputação da organização que pretende contratar e visite a sede da companhia. Sites como o Reclame Aqui e redes sociais como o Facebook e o Instagram, por exemplo, são boas fontes de dados para isso.
3) Nunca feche negócio de primeira para construir a casa própria
Em terceiro lugar, nunca contrate a primeira empresa e avalie sempre o que está incluso no contrato. Assim como, suas cláusulas quanto a atrasos e multas cabíveis, por exemplo.
Outro ponto importante é garantir que estará contratando profissionais habilitados, especialmente para serviços como elétrica, hidráulica e estrutura.
Assim, com esse cuidado, você garante longevidade à construção e evita dores de cabeça.
4) Levante custos de materiais
Por fim, tão importante quanto ter cuidado com a contratação da empreiteira ou construtora, é essencial levantar custos dos materiais necessários para construir a casa própria.
Porém, não economize nessa hora. Afinal, adquirir insumos de qualidade garante durabilidade e evita questões como infiltrações, por exemplo.
Dessa forma, a pesquisa e o levantamento de custos é que serão seus aliados para economizar, sem abrir mão do que é bom de fato.
Dica extra: evite os financiamentos, especialmente de materiais de construção, pois comprar à vista ou direto na loja, em quantidade, pode gerar descontos significativos e evitar dívidas.
Agora, é seguir o que aprendeu aqui e iniciar sua construção. Boa obra!