Em 2019, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as maiores cidades de Santa Catarina cresceram ainda mais.
O número de pessoas no estado como um todo subiu 1,3%, sendo o Litoral e o Norte as regiões que mais atraíram pessoas. Veja, então, abaixo quais são as 5 áreas com mais população, segundo o órgão.
1) Joinville: a primeira das maiores cidades de Santa Catarina
Em primeiro lugar, vem uma área que conta com mais de 590 mil habitantes. Entre os seus destaques está o ecoturismo e a prática de esportes de aventura. Assim, tanto moradores quanto turistas podem, por exemplo pescar, fazer rafting, cavalgar e jogar golfe.
Além disso, podem visitar feiras de artesanato, participar da tradicional Festa das Flores e ir a parques e museus.
2) Florianópolis
Na sequência, está uma das queridinhas do Litoral, inclusive pelos turistas, também é uma das maiores cidades de Santa Catarina. Florianópolis é famosa por suas praias, restaurantes e vida agitada, tanto noturna quanto diurna, com direito a muitos passeios de barco.
A região conta com mais de 500 mil habitantes e infraestrutura completa para os moradores. Entretanto, o trânsito, especialmente no verão, pode ficar mais intenso.
3) Blumenau: uma das maiores cidades de Santa Catarina também em festas
Depois, em terceiro lugar, Blumenau tem quase 360 mil pessoas, divididas por ruas pacatas e arborizadas. Porém, o destaque da área está para as festas que ocorrem ao longo do ano. Em especial, a tradicional Oktoberfest, que enche a cidade de cores, música, cerveja tipicamente alemã e visitantes.
4) São José
Além de ter infraestrutura de lazer, comércio e transporte, os mais de 246 mil moradores desse local, que é uma das maiores cidades de Santa Catarina, ainda podem contar com:
- Jardins e parques;
- Feiras, como a da Freguesia;
- Praças;
- Centro histórico, inclusive com direito a Igreja Matriz;
- Via Gastronômica;
- Shoppings.
5) Chapecó: uma das maiores cidades de Santa Catarina em história
Por fim, com mais de 220 mil habitantes, Chapecó é famosa por suas feiras e eventos voltados para a agropecuária. Assim, passam por lá produtores nacionais e internacionais.
Porém, os moradores também têm acesso à cultura e lazer, com clubes, estâncias minerais e centros de tradições.
Além disso, a região tem uma das melhores infraestruturas turísticas, com paisagens naturais, como no vale do rio Uruguai e nas grutas e espaços arqueológicos. Transporte, comércio e serviços também não faltam.
Então, agora, é visita-las e escolher qual delas combina mais com o seu estilo de vida. Boa mudança!