Queridos amigos e leitores, hoje falaremos sobre um assunto importante e que esclarecerá uma série de dúvidas dos nossos seguidores: Como colocar um imóvel para alugar? Quais os processos que devem ser feitos, em qual ordem?
Inicialmente, a primeira coisa que se deve fazer é pesquisar o preço do aluguel praticado na região. Isso é de suma importância, pois pode ser o fator determinante entre colocar o imóvel para alugar ou preferir vendê-lo, ou até mesmo ocupá-lo. Se o valor médio praticado no bairro é satisfatório para seus planos, então podemos dar continuidade com o plano de aluguel.
1) Uma reforma básica no imóvel
O segundo passo que deve ser feito é deixar o imóvel com cara de novo. Uma reforma básica, seguida de uma boa limpeza e uma nova pintura sempre serão os primeiros atrativos quando um cliente adentrar no espaço. Aquela velha máxima ainda se faz presente: a primeira impressão é a que fica.
Portanto, corrija trincos nas paredes, pisos quebrados, encanamento em geral, elétrica, deixe todas as torneiras funcionando sem vazamentos, assim como as luzes de dentro e fora da residência.
Existem produtos especiais como algumas ceras para limpar pisos, e após corrigir pequenas avarias estruturais, invista um pouco do seu capital em tintas de qualidade. Isso com certeza deixará o local com uma “cara” muito melhor, além do famoso cheirinho de novo.
2) Cite os pontos positivos do imóvel
Portanto, após feita a manutenção, faça uma lista com os principais pontos positivos do seu imóvel. Por exemplo, se for um apartamento em um condomínio, cite os itens de lazer do condomínio como quadra poliesportiva, salões de festas, piscina, brinquedoteca, vagas de garagem livres, espaço pet, entre outros.