É fã das antiguidades, mas tem dúvidas sobre como começar a reforma de casas antigas? Então, pode ficar tranquilo, pois nas próximas linhas você confere um passo a passo básico para tirar essa ideia do papel e renovar qualquer ambiente.
Preparado? Boa leitura!
1) Reforma de casas antigas: contrate um profissional
Em primeiro lugar, sempre deve estar a preocupação com a qualidade do serviço que será feito. Afinal, a reforma de casas antigas pode incluir inúmeros reparos, tanto estruturais quanto estéticos.
Por isso, sempre tenha o auxílio de um profissional especializado, checando a reputação dele em ferramentas como o Reclame Aqui ou buscando indicação de amigos e familiares.
Lembre-se de pedir para que ele verifique todos os sistemas, como elétrico e hidráulico, por exemplo, assim como, paredes, vigas e demais estruturas.
2) Comece pelo piso
Depois que arrumar a parte funcional e estrutural, a reforma de casas antigas deve começar pela troca do piso. Geralmente, será necessário quebra-quebra, aliado a pequenos reparos no contrapiso.
Se você quiser manter o ambiente rústico, prefira os porcelanatos que imitam madeira. Já se seu objetivo for modernidade e mudança completa, os de cores lisas são boas opções. Afinal, será nos móveis que você deixará a sua marca registrada.
3) Reforma de casas antigas: faça os serviços de dentro para fora
Embora muitas pessoas fiquem ansiosas para mudar a fachada da residência o quanto antes, o processo deve sempre ser feito de dentro para fora.
Então, assim que o piso for finalizado, é hora de seguir para a nova pintura da parede e, na sequência, para a escolha das mobílias, seus lugares e também dos pertences que irão decorar os ambientes reformulados.
4) Aproveite móveis e objetos de decoração
Enfim, além de ser uma forma de economizar, reaproveitar é uma excelente maneira de manter aqueles itens que você tem apego e dar novo lugar ou cara a eles. A reforma de casas antigas pede renovação!
Você pode, por exemplo, pegar uma cômoda antiga e trocar a cor dela. Ainda tem a possibilidade de fazer o mesmo com cadeiras, renovando o estofado. Use a criatividade e deixe seu toque de personalidade marcado!
Por fim, com planejamento e seguindo as dicas do profissional contratado, o processo de reforma tende a ser muito mais fácil. Então, siga as dicas que viu aqui e depois é só aproveitar o aconchego do seu novo lar doce lar!