O sonho da casa própria está presente na vida da maioria dos brasileiros. Mas, será que vale a pena optar pelo consórcio de imóvel para a aquisição desse bem? Na sequência, você descobre o que é esse serviço e se compensa investir nele. Pronto?
O que é um consórcio de imóvel?
Em primeiro lugar, é preciso entender o conceito e serviço do consórcio de imóvel. Então, saiba que ele é uma opção de aquisição imobiliária para quem não está com urgência para fazer a compra e se mudar.
Assim, é criado um grupo com um determinado número de pessoas que irão pagar um valor mensal fixo durante um período pré-estabelecido.
Dessa forma, a cada mês de pagamento, uma ou duas pessoas serão sorteadas e ganharão o valor integral do consórcio de imóvel para adquirir o bem.
Tanto o custo das prestações quanto o tempo e o prêmio total são definidos no momento de criação do grupo.
Então, vale a pena fazer o consórcio de imóvel?
Bom, a resposta dependerá do seu objetivo. Afinal, a principal vantagem de quem opta pelo consórcio de imóvel está na facilidade de fazê-lo, já que não é preciso passar pela aprovação de crédito com o banco.
Porém, se a mudança for com urgência, esta não deve ser a sua escolha. Caso não tenha pressa, ainda é possível aproveitar outras vantagens do consórcio de imóvel como:
-
Custo inferior ao dos financiamentos;
-
Pode ser sorteado já no primeiro mês. É claro que depende da sorte, porém quando ocorre se garante um investimento ainda mais baixo na aquisição;
-
Liberdade para comprar qualquer imóvel, já que o Banco Central e a administradora não podem indicar bens;
-
Possibilidade de utilizar o FGTS para complementar o valor contemplado;
-
Flexibilidade para usar o prêmio, pois você não necessariamente precisa investir o dinheiro para comprar um imóvel, diferente do financiamento, que tem fim específico.