Não existe nenhum mistério sobre como transportar cachorro em ônibus. Afinal, é só ter cuidado com o estudo da legislação e regras estaduais para poder viajar tranquilo com o pet.
Aliás, justamente pelas regras mudarem entre estados, serão apresentadas abaixo diretrizes gerais e que se aplicam em todos os casos. Porém, não se esqueça de checar também as leis específicas da sua região. Boa leitura!
Será necessário ter um atestado de saúde para transportar cachorro em ônibus
Primeiramente, mesmo que sua viagem seja curta, será necessário solicitar ao veterinário responsável um documento que ateste a saúde do animal.
Esse comprovante deverá ser emitido no máximo 15 dias antes da viagem para que tenha validade. Existem ainda outras exigências que podem ser feitas dependendo do caso.
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento é o órgão responsável pela legislação. Então, confira aqui os casos em que é preciso emitir outros certificados.
Ah, não se esqueça de levar a carteira de vacinação do pet, pois ela poderá ser exigida.
Cheque as exigências da empresa de ônibus
Em segundo lugar, verifique as regras da companhia. Geralmente, para transportar cachorro em ônibus é cobrado o valor de uma passagem ao dono. Nesses casos, poderá ser liberado um lugar dentro do transporte para o animal.
Da mesma forma, cheque se o pet poderá ir no corredor, entre os assentos ou precisará ser transportado no bagageiro.
Porém, de toda forma será necessário que você adquira uma caixa de transporte apropriada para levá-lo. Lembre-se que, comumente, dois animais costumam ser liberados por vez em cada veículo.
Outros cuidados para transportar cachorro em ônibus
Por fim, ainda existem outros pontos que você precisa prestar atenção na hora do transporte. São eles:
-
Peso do animal. Comumente, as empresas permitem animais de pequeno e médio porte, com média de 10 kg. Verifique antes;
-
Animais que podem colocar a segurança em risco não têm o transporte permitido em coletivos;
-
Algumas companhias colocam como pré-requisito para o translado a autorização verbal dos demais passageiros. Cheque se a organização que escolheu tem esse critério.