Se você trabalha com e-commerce já deve saber que existe um jeito certo de como embalar sua encomenda. Porém, se está começando agora ou pretende expandir seu negócio, vale a pena conferir as dicas separadas abaixo. Assim, você saberá exatamente como proteger seus envios e garantir a segurança dos pertences. Confira!
1) Vai enviar pelos Correios? Cheque as dimensões permitidas e restrições antes de embalar sua encomenda
Em primeiro lugar, se os seus envios serão despachados pelos Correios, é preciso verificar as dimensões permitidas e as restrições. Afinal, se ao embalar sua encomenda ela ficar fora dos padrões, você terá gastos extras para fazer a remessa via transportadora. Portanto, é preciso que você se planeje para evitar prejuízos, dor de cabeça e perda de tempo.
2) Hora de embrulhar. Mas, saiba a maneira certa de embalar sua encomenda
Dimensões certas e cálculo de frete feito é hora de se preparar para embrulhar. Por isso, em segundo lugar, lembre-se que cada produto possui uma forma certa de ser embalado. Veja as principais:
-
Objetos frágeis: devem ser protegidos individualmente com jornal, plástico-bolha ou papelão ondulado. Quanto às caixas para envio, o ideal é que sejam de madeira ou metal. Não exagere no peso. Ao redor, coloque papel liso para inserir os dados do remetente e destinatário e fixe tudo com fita adesiva;
-
Itens que não podem amassar: documentos, mapas e fotografias, por exemplo, devem ser enrolados em papel grosso, preso com fita adesiva, ou inseridos em envelopes especiais. Eles podem ser armazenados em caixas cilíndricas ou convencionais para finalizar a forma de embalar sua encomenda. Após, é só fechar com fita e cobrir com papel liso;
-
Produtos flexíveis: aqui entram, principalmente, roupas e tecidos. Para eles, use um saco plástico transparente e resistente, feche com fita adesiva a proteção e coloque direto dentro da caixa. Depois, é só passar o papel liso por fora, fixar com fita e enviar. Além disso, você pode empilhar as peças e amarrá-las com corda, por exemplo, para despachar vários produtos em uma única remessa.
3) Aproveite a embalagem original para reforçar a proteção
Por fim, é comum que produtos comercializados pela internet já tenham um embrulho de fábrica. Assim, para embalar sua encomenda aproveite-os. Alguns exemplos são:
-
Brinquedos,
-
Eletrônicos;
-
CDs;
-
Eletrodomésticos;
-
DVDs;
-
Perfumaria;
-
Jogos;
-
Sapatos;
-
Higiene pessoal.